Página principal
Quem somos
Balsas
Notícias
Artigos
Agricultura
Imagens da região de Balsas
Cadastre-se
Contato



BUSCA DE IMÓVEL PELO NÚMERO


O município de Balsas está localizado no sul do estado do Maranhão, onde faz divisa com o estado do tocantins, Balsas, com uma área de 12.564 km² e população de mais de 80.000 habitantes se destaca no cenário agrícola nacional pela alta produtividade na cultura da soja, arroz, milho e recentemente o algodão, porém novas modalidades de aproveitamento do solo veem ganhando espaço, como a piscicultura e suinocultura.
Balsas é uma cidade tipicamente formada por pessoas de todas as etnias, abrangendo um enorme número de nordestinos e sulistas que aqui descobriram uma região propícia para o trabalho e um povo caloroso e receptivo, dispondo de uma grande área rural com áreas férteis onde hoje existem grandes fazendas de produtores individuais e também diversos grupos de investimento. A cidade dispõe de saídas asfálticas para todas as capitais do Norte e Nordeste, além de um aeroporto de pequeno porte. Várias empresas de transporte de cargas e passageiros estão aqui sediadas, assim como cooperativas, empresas de desenvolvimento tecnológico, hotéis, restaurantes, empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de informática e internet.
A partir de 1992, a região de Balsas começou a produzir soja para o mercado externo, atravez do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN). Até 2002, a produção de soja e outros grãos, cresceu mais de 1700%. O sul do Maranhão vem crescendo com taxas superiores a 10% ao ano. Agora, já se iniciam produções comerciais de algodão, sorgo, abacaxi, cana de açucar, banana e tantas outras coisas que aqui podem ser exploradas. Esta é uma das regiões com maior taxa de crescimento do mundo! Impressionante? Pois isto é apenas uma parte do que Balsas tem a oferecer. A tranquilidade de um clima estável e de um povo hospitaleiro, garantem um bom lugar para se viver.

Balsas é conhecida em todo o estado do Maranhão como a Capital da Soja. A produção agrícola do Sul do Maranhão está contribuindo fortemente para que o estado seja hoje o segundo maior produtor de grãos do Nordeste, perdendo apenas para o estado da Bahia.


A produtividade e a facilidade de comercialização dada pela logística, fazem a região ser considerada como a melhor alternativa de investimentos no setor agrícola do Brasil e um dos melhores do mundo.

Junto com o crescimento na área agrícola vêm a reboque o comércio, a construção civil e o setor de serviços. O cultivo de Soja è a grande locomotiva que puxa a economia de Balsas a velocidade de 5% ao ano de taxa de crescimento.


Hoje, sem dúvida, a área de maior ritmo de crescimento econômico no interior maranhense é o pólo agro-industrial do Sul-maranhense, apoiado na maior área de cerrado do Estado, onde a cultura de soja se acha em constante evolução. Esta região tem uma extensão territorial de 66.113,3 km2, correspondente a 19,35% do território estadual e uma densidade demográfica de apenas 2,77 habitantes/km² e sua população é de 183.157 habitantes (IBGE -2000).

A atuação do Governo na Região é coordenada pela Gerência de Articulação e Desenvolvimento da Região do Cerrado Maranhense.


CLIMA
Do tipo tropical e úmido, o clima é quente nos meses de Maio a Agosto. Os meses de Novembro a Abril são considerados os mais chuvosos do ano, porém existem incidencias anuais de chuvas nos meses de Outubro e Maio (em menor quantidade)... Os índices pluviométricos médios variam entre 1.300mm a 1.500mm. 

RELEVO

Possui áreas planálticas com topografia plana, oferecendo boas condições para a atividade agrícola mecanizada.

VEGETAÇÃO

Apresenta vegetação típica de cerrado. As árvores possuem maior quantidade de folhagens que as árvores da caatinga, em virtude da região ter maior índice pluviométrico. Mas, segundo o Fundo Mundial para a Natureza, essa vegetação está sendo devastada. A ocupação de terras pelas atividades agrícolas e criatórias e a utilização da madeira para a produção do carvão vegetal são os principais responsáveis por esta devastação.

HIDROGRAFIA

A hidrografia do município é caracterizada pela existência dos rios Balsas e Maravilha. O Rio Balsas destaca-se pela sua beleza e extensão, ele divide a cidade ao meio, banhando-a e servindo de atração turística para os filhos da terra e para aqueles que o visitam, serve ainda como fonte de alimentação através da pesca ali realizada. Já o Rio Maravilha destaca-se pelas águas límpidas, ótimas para o banho.

ECONOMIA

Balsas tem uma economia emergente e é por isso que oferece oportunidades singulares para pessoas ousadas e com visão empresarial.
Balsas tem na agricultura uma das suas mais importantes atividades econômicas. Ela produz especialmente no campo agrícola, com a lavoura mecanizada, a tecnologia utilizada na exploração dos cerrados, hoje transformados em imensos e ricos campos de soja, arroz, milho, cana-de-açúcar e algodão.
As atividades econômicas envolvem a produção, a distribuição e o consumo dos bens necessários à sobrevivência, bem-estar e convivência do homem.
O comércio é bastante expressivo, visto que a produção agrícola acontece em grande escala, destacando-se o grão de soja que é exportado para a Europa através do Corredor Norte de Exportação.

"Informações: Site oficial da Prefeitura Municipal de Balsas"
www.balsas.ma.gov.br


Copyright © 2008, IMOBILIARIA TERRA SUL. Todos os direitos reservados
design & desenvilvimento: Mauro V. Zanchin